sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Porquê escrever o livro "Bia por um triz" ?



Quero aqui, antes de mais, dizer a todos que o livro “Bia por um triz”  foi sendo escrito à medida que os anos foram passando na companhia de uma das minhas gatas: a Bia.

No início, o que mais me motivou, foi a interessante história da Bia que me foi contada pela veterinária que a resgatou da rua.

Bia ensinou-me muito acerca da personalidade dos gatos.

Foi a minha primeira gata adotada em adulta.

Antes, já tinha adotado outras duas gatas….

As duas primeiras gatas que eu e meu marido adotamos foram adotadas ainda bebés.

Mas por razões, que depois explicarei em outras mensagens deste blogue, eu e meu marido, optamos por adotar uma gata adulta na altura em que adotamos a Bia.

E o livro foi sendo escrito, à medida que a minha veterinária ia me contando pormenores acerca do que a Bia viveu na rua, antes de vir às minhas mãos.


No início, o meu interesse era escrever um livro para crianças, sobre a história de uma gata abandonada na rua.

Queria despertar nas crianças esta sensibilidade pela vida dos gatos abandonados nas ruas, os chamados gatos errantes…

Porém, depois de mostrar a minha história a algumas pessoas adultas,  estas também se apaixonaram pela Bia por um triz, pelo que agora penso que este meu livro não é só para crianças…

Por isso, quem narra a história é a própria Bia.

Penso que assim, a história é narrada com grande simplicidade…

Este livro tem apenas vinte capítulos, e mesmo estes capítulos são breves  pois  a história “Bia por um triz” não deve ser apenas lida, mas antes, peço aos leitores que a sintam…

"Bia por um triz" convida a todos a fazer uma viagem pelos sentimentos de uma gata, comum, de raça europeia, que à primeira vista, não têm características especiais….

Bia é uma gata comum como tantos outros gatos com os quais nos deparamos na rua…

E certamente, tu e eu já vimos um gato errante, daqueles que aparecem a fugir debaixo dos carros, ou a sair de um quintal abandonado…

"Bia por um triz"  fala desses gatos “normais” que quase ninguém dá atenção e que por vezes são mal compreendidos e até deixados à parte porque enfim são “gatos de rua”.


Mas os “gatos de rua” também merecem ser amados num lar que os acolha e que os tire do abandono da rua que os sujeita a tantos perigos…

Cada gato ou cão que está a andar na rua, errante, merece ter um tutor, merece ter um lar e merece ter uma oportunidade para ser amado e estar seguro no conforto de um lar.

O livro "Bia por um triz" propõe este desafio de que um gato, mesmo que adotdo em adulto, é capaz de regenerar as suas emoções e amar para sempre quem lhe adotar plenamente.