No passado dia 14 de agosto de 2017, a autora Rosária Grácio apresentou o livro "Bia por um triz", e a sua história de superação de um cancro e luta contra a progressão da sua deficiência visual, no programa "Juntos à tarde" na SIC com João Baião e Rita Ferro Rodrigues.
Talvez muitos nem imaginavam que a história da gata "Bia por um triz" entrelaçava-se com a história de superação da própria autora do livro.
Ir a Lisboa, foi um reencontro, pois nesta cidade, Rosária Grácio viveu quase dois anos entre 2000 e 2002.
Voltar a estar com os seus padrinhos e primos que lá moram, foi uma oportunidade maravilhosa para também estar com estes seus familiares.
Ir à SIC e conhecer pessoalmente o João Baião e a Rita Ferro Rodrigues foi também uma experiência única.
Mas ainda antes da entrevista, Rosária Grácio foi recebida também com um imenso carinho desde que chegou aos estúdios da SIC.
A simpatia de todos, o carinho e cuidado com que a acompanharam durante todo o seu percurso no interior dos estúdios, surpreendeu-a.
A maquilhagem e o arranjo do cabelo do cabelo de Rosária Grácio foram feitos com profundo profissionalismo e grande simpatia. Aqui deixa-se os parabéns muito especiais às duas profissionais extraordinárias que cuidaram para que a autora do livro "Bia por um triz" estivesse ainda mais radiante diante das câmaras.
Depois a autora foi acompanhada por muitos mais colaboradores da SIC, todos dedicando-lhe sempre muita compreensão pela sua deficiência visual, ajudando-a em todos os pormenores.
E ainda nos bastidores, o apresentador João Baião fez questão de a cumprimentar e já a conhecia pelo nome. Rosária Grácio sentiu um imenso carinho por este cuidado e preocupação por quem iria partilhar com ele mais uma nova emissão do programa "Juntos à tarde".
E depois, enquanto aguardava, uma outra jovem profissional lhe colocou um microfone com bastante cuidado.
Foi maravilhoso ver que ainda antes de iniciar o programa, fizeram questão de lhe colocarem na cadeira, para que assim já estivesse acomodada, enquanto esperava para ser entrevistada.
A sensibilidade dos apresentadores João Baião e Rita Ferro Rodrigues comoveram tanto a autora durante a entrevista, que se não fosse pelos nervos, que parecia não demonstrar, mais ainda demonstraria gratidão em palavras.
Falar de uma gata abandonada na rua, de um livro, de uma deficiência visual e de uma bengala verde em pouco menos de 15 minutos foi o suficiente para levar a todos uma história de superação.
Rosária Grácio tentou, em poucas palavras, falar do que mais este livro "Bia por um triz" poderá significar, em termos de mensagem de esperança, para a adoção de gatos de rua e já adultos.
O livro "Bia por um triz" não é apenas um livro para entreter... É antes de mais um livro que conta uma história de superação com uma linguagem simples e acessível a todos.
A gata Bia superou a sua vida na rua e recomeçou uma nova história assim como a autora que a adotou em plena crise de saúde provocada por um cancro e a sua cegueira progressiva.
Por vezes, os animais nos ensinam que a forma simples com que vivemos é que é a maneira mais fácil de superação.
Entreguei nos bastidores um livro a cada um dos apresentadores com uma dedicatória especial e também com o carimbo da pata da Bia.
E o João Baião foi ter connosco à saída para as fotografias e os autógrafos.
E assim, neste dia, o livro "Bia por um triz" foi dado a conhecer a milhões de pessoas pela TV...
Obrigada SIC e colaboradores, obrigada João Baião e obrigada Rita Ferro Rodrigues.
Deixa-se aqui o link para ver a entrevista de Rosária Grácio:
Programas/juntos-a-tarde/historias-de-4-patas/2017-08-14-Historias-de-4-Patas---Livro-Bia-por-um-Triz.mp4
Sem comentários:
Enviar um comentário